A rivalidade entre Tertulinho e José Mendes vai chegar no auge nos próximos capítulos da novela Mar do Sertão. Após o coronel Tertúlio revelar que o ex-vaqueiro é seu filho biológico, o advogado protagoniza um surto e tenta acabar com a vida do personagem de Sergio Guizé. Tertulinho dispara um tiro na direção do rival, mas acaba errando o alvo no folhetim das seis.
Nas cenas que serão exibidas no próximo dia 2 de janeiro, Candoca e Maruan se unem e revelam para José que o documento falso em nome de Rivaldo Pereira foi encontrado entre os pertences de Tertulinho.
José decide acertar as contas com Tertulinho em Mar do Sertão
José fica possesso com a informação e constata que Tertulinho foi o homem que tentou acabar com ele no passado. Furioso, o protagonista sai de casa com destino a fazenda Palmeiral atrás do rival, que destruiu a sua vida no início da novela.
Quando se encontrarem, os dois vão protagonizar uma briga tensa. Ao perceber a gravidade da situação, o coronel Tertúlio faz uma revelação bombástica; pois ele teme que algo muito grave possa acontecer na sua casa. O todo-poderoso de Canta Pedra expõe que José e Tertulinho são irmãos.
Os rivais ficarão impactados com a notícia. José se entristece ao descobrir que não é filho biológico de Daomé e desabafa com Candoca sobre a sua decepção. O protagonista será consolado pela amada.
Tertulinho atira contra José na novela das seis
Decepcionado, Tertulinho sai de casa escondido e vai atrás dos protagonistas. O vilão encontra o rival em uma caverna ao lado de Candoca. O advogado pega uma arma e aponta para o desafeto. No entanto, ele erra o alvo de propósito. A médica desarma o ex-marido e volta com ele para sua casa.