Disfunção renal, cardíaca e câncer: Pelé apresenta progressão oncológica; entenda o isso quer dizer

O jogador conhecido no mundo inteiro pelo futebol enfrenta um grave problema de saúde.

PUBLICIDADE

Edson Arantes do Nascimento, conhecido popularmente como Pelé, está passando por uma situação difícil em relação ao estado de saúde. Aos 82 anos, o ex-craque da seleção brasileira, enfrenta uma árdua luta contra uma grave doença: o câncer de cólon. Infelizmente, o último boletim médico divulgado não trouxe boas notícias.

A real situação do ex-atleta causou grande preocupação nos fãs. Inclusive, a família do famoso tomou uma importante decisão. Com a chegada do Natal, os filhos decidiram suspender a festa que aconteceria na residência dos familiares. A informação foi divulgada pela filha do jogador, Kelly Nascimento. Ela usou o seu perfil na rede social para falar sobre a situação após conversar com a equipe médico.

Pelé está internado

Edson Arantes precisou ser internado no final do mês de novembro. O objetivo era fazer uma reavaliação da quimioterapia realizada para o tratamento contra o câncer de cólon. Vale frisar que o último boletim médico expedido falando sobre o estado clínico do Rei do Futebol havia sido emitido no dia 12 de dezembro.

Durante esse período, uma das filhas chegou a compartilhar algumas imagens com os internautas. Inclusive, a filha chegou a mostrar que estava acompanhando o pai no hospital no final da Copa do Mundo.

Estado de saúde atual de Pelé

O último boletim médico emitido pelo Hospital Albert Einstein, local onde Pelé está internado, explicou que houve uma piora no quadro clínico do famoso. De acordo com o comunicado, o paciente apresentou progressão da doença oncológica e por esse motivo precisa de maiores cuidados em relação às disfunções cardíaca e renal. O ex-jogador vai continuar internado em quarto comum recebendo os cuidados necessários dos profissionais.

A médica oncologista Maria Ingez Braghiroli explicou o significado de progressão oncológica. Segundo a profissional, quando o paciente está em tratamento são realizados exames de imagem para acompanhamento e eles são realizados novamente após um determinado período. No entanto, quando se refaz o exame e o tumor ao invés de reduzir, ele apresentou crescimento quer dizer que houve uma progressão do tumor maligno.

Infelizmente, isso significa que o tumor continua avançando apesar do tratamento que tem sido realizado pelo paciente.