O programa humorístico Os Trapalhões ficou quase duas décadas no ar na TV Globo e nesse período contou com diversos atores em seu elenco de apoio, que serviam de escada para as palhaçadas de Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias. Muitos se lembram do Tião Macalé e de Roberto Guilherme, que fazia o Sargento Pincel.
Mas um outro ator, com carreira de sucesso nas novelas da casa, também trabalhou durante anos com o grupo, fazendo principalmente o vilão de esquetes e de alguns filmes do quarteto: Maurício do Valle.
Maurício estreou na TV Globo em 1971, após ter sido consagrado no cinema com o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Gláuber Rocha. Na emissora carioca o ator participou da novela Meu Pedacinho de Chão e em 1979 foi destaque na primeira versão de Cabocla.
Vilão dos Trapalhões
Na década de 80 Maurício do Valle voltou ao estrelato ao interpretar o Delegado Feijó, da novela Roque Santeiro. Nessa época o ator também transitava muito pelos humorísticos da TV Globo, como o Chico Anysio Show e principalmente Os Trapalhões. Com Didi e companhia, Maurício fez esquetes clássicas, como a do vídeo abaixo.
Ator da TV Globo teve um triste fim
Maurício do Valle passou seus últimos anos de vida sofrendo com problemas cardíacos e com a diabete. Por conta de problemas vasculares, o ator teve que amputar uma perna três meses antes de morrer. Na madrugada em que ele faleceu os médicos amputaram a perna que restou.
O também ator Sérgio Valle, irmão de Maurício, contou na época que ele perdeu a vontade de viver no instante em que teve sua perna amputada.
Maurício do Valle faleceu no 7 de outubro de 1994, aos 66 anos. Curiosamente, nesse mesmo ano também faleceu o humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum.