Travessia: recurso para salvar audiência na novela Globo já foi utilizado; Gloria Perez reescreve capítulos

Globo já usou recurso em Travessia em outras novelas de sucesso, como em Avenida Brasil.

PUBLICIDADE

A Globo tem feito algumas mudanças na produção de Travessia para tentar alavancar os índices de audiência da sua novela das 9. Um dos últimos recursos adotados já foi utilizado por outras tramas de sucesso no passado.

Tramas lembradas até hoje pelo público usavam o famoso recurso de “congelamento” como forma de dar um gancho para o próximo capítulo. Um dos mais lembrados é em Avenida Brasil (2012) e em A Próxima Vítima (1995).

Recurso e alterações em Travessia

Os baixos números na audiência de Travessia tem feito a Globo promover algumas mudanças tanto na edição, quanto no roteiro. A autora Gloria Perez está reescrevendo alguns capítulos e a emissora dos Marinho tem feito um “relançamento” do folhetim.

Público aprova essa mudança da novela das 9

O público aprova essa mudança que começou a ser mostrada na última cena de Travessia. O caso que é mais famoso e lembrado pelos telespectadores era visto em Avenida Brasil, de autoria de João Emanuel Carneiro, com direção de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim.

Outros momentos são mais divertidos, como em Vamp, de 1991, e Uga Uga, de 2000, onde a última imagem se transformava em um desenho. Já em A Próxima Vítima, exibida em 1995, o congelamento transformava o rosto do personagem dentro de um alvo.

Segundo uma matéria que foi exibida no extinto Vídeo Show em 2007, a novela Corpo a Corpo (1984), Gilbero Braga, foi a primeira trama a adotar o “congelamento”. Anos depois, outra trama do autor, Vale Tudo (1988) também usava o recurso. Outras tramas da Globo também “congelava” seus personagens, como Felicidade (1991), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005).