Regina Duarte compartilhou um vídeo falso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu Instagram, nesta quinta-feira (20). Depois disso, não demorou para que a rede social passasse a alertar os internautas de que o vídeo compartilhado pela atriz e ex-secretária da Cultura de Jair Bolsonaro foi adulterado.
No Instagram, a atriz compartilhou o trecho de uma entrevista concedida por Lula ao Flow Podcast, no entanto, a frase do petista surgiu fora de contexto. “Tenho que mentir. É preciso mentir”, disse Lula no trecho compartilhado por Duarte. No entanto, o recorte acaba omitindo um trecho anterior, no qual o ex-presidente se refere a Jair Bolsonaro.
Na verdade, na entrevista, Lula disse que estava vendo o vídeo de Bolsonaro, no qual o presidente citou as meninas venezuelanas, e afirmou: “Ele fala textualmente: tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!”.
Tarja de vídeo adulterado é adicionado na publicação de Regina Duarte
O Instagram não demorou para adicionar uma tarja alertando que o vídeo compartilhado pela apoiadora ferrenha de Bolsonaro havia sido adulterado. “Vídeo adulterado”, enfatizou o aviso da plataforma, que explicou o aviso afirmando que o áudio do vídeo havia sido editado de uma maneira que pode enganar as pessoas.
Regina Duarte compartilhou fake news sobre ex-mulher de Lula
Em abril do ano passado, Regina Duarte foi condenada por compartilhar uma fake news sobre a ex-mulher de Lula, que morreu há três anos. Na ocasião, a atriz disse que haviam sido encontrados R$ 256 milhões em uma conta bancária de Dona Marisa, contudo, o valor correto que foi encontrado na conta da ex-primeira-dama era de R$ 26.281,74.