Seu Jorge fala pela primeira vez após sofrer ataques racistas em show: ‘Muito ódio gratuito’

O cantor Seu Jorge se pronunciou pela primeira vez após ter sido vítima de ataques racistas em uma apresentação na última sexta-feira (14).

PUBLICIDADE

O cantor Seu Jorge usou as redes sociais na noite de segunda-feira (17), para compartilhar um vídeo após ter sido alvo de ataques racistas durante uma apresentação no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), que aconteceu na sexta-feira (14). 

Em um registro, o artista aparece em frente de um telão que exibe a bandeira do estado e afirma que, durante o show, ouviu diversos xingamentos e ofensas racistas. E não foi só isso. Seu Jorge diz ainda não ter visto pessoas negras entre os convidados do evento, apenas na equipe de funcionários do Clube. O episódio aconteceu durante a reinauguração do Salão União, que foi reformado recentemente. 

O cantor disse ter presenciado “muito ódio gratuito” e “grosseria racista”. Seu Jorge explica que, particularmente, não viu nenhuma outra pessoa negra na apresentação, a não ser aquelas que estavam entre os funcionários. O famoso ainda citou algo que lhe causou “muita espécie”: “Eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo”.

Seu Jorge agradece o apoio dos fãs

O artista aproveitou para agradecer aos seus fãs e disse que não sentiu que Porto Alegre era a mesma cidade que ele havia conhecido e começado a amar e respeitar. Seu Jorge, citando a população negra do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, declarou: “Amo todos vocês”. 

Testemunha relata racismo contra Seu Jorge

Para o G1, uma testemunha afirmou que o público começou pedindo mais uma música, contudo, pouco tempo depois, ele começou a ouvir vaias e percebeu o início de movimentos racistas. “Chegue a ouvir, ‘negro, vagabundo'”, relatou ele.