Fim de uma era? Autores das novelas ficam enfurecidos com decisão da Rede Globo e prometem greve nunca vista

A Rede Globo efetuou uma mudança nos contratos com os funcionários da teledramaturgia que atingiu inicialmente os atores da casa.

PUBLICIDADE

Os autores das novelas da Rede Globo estariam preparando um protesto contra a emissora por conta das últimas reformulações adotadas com relação à teledramaturgia da casa. Assim como ocorreu com os atores, os contratos fixos estão sendo encerrados e convertidos em vínculos por obra certa.

Consequentemente, os autores que não estiverem no ar com as novelas ficariam, em tese, sem salários. De acordo com informações veiculadas pela Coluna do Sandro, no portal NaTelinha, os profissionais entendem que, nestes moldes, ficaria insustentável sobreviver das histórias, motivo pelo qual pretendem levar a reivindicação ao conhecimento do canal de televisão.

Autores de novelas da Globo preparam protesto

A referida fonte informou que os autores das novelas da casa elaboram um documento onde todas as reivindicações são expostas. Além da questão dos contratos fixos, eles exigem melhores condições com relação aos direitos autorais para a veiculação das histórias nas plataformas digitais.

A expectativa é que o documento seja assinado por boa parte dos autores das novelas da casa e entregue na direção no decorrer das próximas semanas. Na eventualidade de não terem os pleitos atendidos, os profissionais não descartariam uma greve geral.

Autor de novela desabafa sobre novo molde de contrato

À referida fonte, um dos autores de novelas, o qual preferiu não divulgar a sua identidade, deu detalhes sobre a situação na qual os profissionais do setor se encontram caso a ideia de romper os contratos fixos seja realmente estabelecida pela Rede Globo.

“Vou te dar um exemplo. Se um autor trabalhar em torno de seis meses numa sinopse de novela e a Globo, ao analisar, não aceitar o projeto? O profissional trabalhou de graça. Como ele vai pagar suas contas? Como vai se sustentar? A única opção é ele criar uma outra história e ter a esperança da emissora aceitar. Esse modelo é impraticável”, teria dito a pessoa.