William Bonner esteve ausente do Jornal Nacional desta segunda-feira e foi substituído por Hélter Duarte, que apresentou o telejornal mais assistido da TV brasileira ao lado de Renata Vasconcellos. O JN destacou notícias importantes do Brasil.
Logo depois da escalada de notícias, o telejornal da Globo iniciou com Hélter Duarte anunciando reportagem sobre votação do STF em relação ao chamado orçamento secreto – o nome oficial da medida é emendas do relator. O tribunal declarou que o orçamento secreto é inconstitucional.
Hélter Duarte dá notícia sobre orçamento secreto no JN
Hélter Duarte foi o responsável por chamar reportagem sobre a votação no STF. “Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o orçamento secreto”, anunciou Hélter. Na sequência, entrou reportagem sobre o tema.
Quando a votação reiniciou nesta segunda-feira, o placar estava 5 a 4 para declarar a inconstitucionalidade. Ricardo Lewandowski foi o primeiro a votar e concordou com a relatora do processo, Rosa Weber, declarando o orçamento secreto inconstitucional.
Jornal Nacional repercute decisão do STF
O voto de Ricardo Lewandowski fez com que o orçamento secreto fosse declarado inconstitucional. Os parlamentares discutem como serão destinados os R$ 20 bilhões da emenda do relator. O chamado orçamento secreto agitou a reta final das eleições no Brasil. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial. Bolsonaro teve 58 milhões de votos, contra 60 milhões de Lula.