Travessia é a novela de maior audiência da Globo, apesar de os números do ibope serem um dos piores para uma novela na faixa das 9. A autora Gloria Perez está mais uma vez no horário nobre da emissora dos Marinho, depois de diversos sucessos na carreira.
Porém, a escritora estaria cometendo novamente um erro no folhetim, segundo o colunista André Santana. A história contada por ela não teria um casal verdadeiramente empolgante e, com isso, a novela não engata como um sucesso.
Travessia não teria casal empolgante
De acordo com o jornalista, a trama que envolve Brisa, personagem de Lucy Alves, e Oto, vivido por Romulo Estrela, demonstrou algum potencial. Há uma química entre os atores, mas a condução desse casal principal estaria errada, um problema recorrente das novelas de Glória Perez. O folhetim começou a mostrar Ari (Chay Suede) e Brisa ainda crianças, fazendo juras de amor e induzindo o público ao erro.
O menino, que parecia ser o herói da trama, transformou-se no antagonista ao se tornar adulto. O novo mocinho entrou na história e ficou evidente qual é a verdadeira história de amor que Gloria Perez quer contar. Porém, o colunista aponta que não há uma trama envolvente entre eles, tanto que usaram o velho artifício de cenas quentes, as quais soaram desnecessárias.
Casais insonsos na novela das 9
Além dos protagonistas, a novela não teria nada que prenda o público. O colunista aponta as loucuras de Moretti (Rodrigo Lombardi) como pouco empolgantes, bem como seu par romântico, Guida (Alessandra Negrini); já Leonor (Vanessa Giácomo) e Caíque (Thiago Fragoso) são problemáticos.
Ele finaliza citando o casal Ari e Chiara (Jade Picon) como mais insonso do que o formado pelos heróis. Para o colunista, uma espécie de esperança reina em cima de Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero), personagens que já ‘salvaram’ Salve Jorge há 10 anos.