A Globo está sendo investigada por monopólio nos direitos de transmissão do futebol brasileiro. Historicamente, a emissora carioca sempre transmitiu as principais competições. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) prorrogou investigação contra a empresa da família Marinho até 2022.
A informação foi divulgada pelo site Notícias da TV. Desde abril, o Cade não tocava no assunto. O coordenador-técnico do órgão governamental, Felipe Neiva Mundim, assina nota técnica em que afirma que o material da investigação é complexo e a análise precisa ser minuciosa.
A superintendência-geral do Cade aprovou a renovação das investigações contra a maior emissora do Brasil. “Decido pela prorrogação do presente Inquérito Administrativo”, informou o Cade. A investigação foi iniciada em 2019. Naquela época, a Globo detinha os direitos de transmissão de praticamente todas as competições. Hoje, a realidade da emissora é um pouco diferente.
Globo tem perdido direitos de transmissão
Desde o ano passado, o SBT exibe a Copa Libertadores da América, após a Globo devolver os direitos para a Conmebol em 2020, em meio a pandemia do coronavírus. As perdas da maior emissora do Brasil não param por aí. Ainda no ano passado, o SBT transmitiu a Copa América.
Neste ano, a emissora de Galvão Bueno perdeu os direitos de dois estaduais. No Rio de Janeiro, a Record TV adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca no biênio 2021-2022. Em São Paulo, o canal de Edir Macedo impôs outra derrota à Globo e adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Paulista em TV aberta por cinco anos.