Nos anos 70, o seriado Chaves se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. O programa, de origem mexicana, contava a história de um menino órfão que vivia em uma vila e morava dentro de um barril, vivendo ao lado de seus amigos.
Chaves foi interpretado pelo ator Roberto Gómez Bolaños, o famoso Chespirito, que faleceu em Cancún, no México. O artista, que também era criador do seriado, faleceu em novembro de 2014, deixando um grande legado.
Entre os personagens que mais marcaram a memória dos telespectadores estão Dona Florinda e o professor Girafales, que formavam um apaixonado casal conhecido pelo bordão “não quer entrar para tomar uma xícara de café?”.
Mas o que muitos não sabiam é, que na verdade, o professor Girafales estava tendo um caso extraconjugal com Dona Florinda, pois ele era casado. As informações foram ditas pelo filho do criador do seriado, Roberto Gómez Fernández.
As declarações do herdeiro de Bolaños foram divulgadas através de um canal do YouTube para o qual ele concedeu entrevista. “Professor Girafales usava aliança. Em vários capítulos dá para ver a aliança em sua mão. Então, a verdadeira história do Professor Girafales é que ele é realmente casado“, disse Fernández.
O filho de Bolaños ainda revelou durante a entrevista o motivo de o personagem Chaves não ter uma família. Ele conta que não havia atores suficientes: “Precisaria de um elenco gigante para ter famílias completas, não havia espaço“, declarou.
De acordo com um livro divulgado por Bolaños, Chaves foi abandonado pelos pais quando bebê e levado para um orfanado, de onde fugiu mais tarde. Ele teria sido adotado por uma idosa, que faleceu depois, então passou a morar na vila.
