Nesta quarta-feira (24) saiu a condenação de Karim Benzema, do Real Madrid. O atacante foi condenado a um ano de prisão pela Justiça da França, porém, há a suspensão condicional da pena. Isso aconteceu por conta de uma tentativa de chantagem contra Mathieu Valbuena, seu ex-parceiro da seleção da França, usando um vídeo íntimo.
Além da detenção, o jogador foi condenado a pagar uma multa de 75 mil euros, cerca de R$ 470 mil, considerando a cotação atual. A defesa do atacante anunciou que irão decorrer dessa decisão.
É válido mencionar que esta pena foi mais rígida do que a que foi sugerida pela Procuradoria do país. A solicitação inicial era para que o juiz estipulasse dez meses de prisão, com possibilidade de suspender a pena, além do pagamento da multa de mesmo valor.
As outras quatro pessoas envolvidas no caso foram condenadas a penas que vão de 18 meses de detenção, com suspensão condicional, a até dois anos e meio, estas com cumprimento obrigatório da pena.
Entenda o caso de Benzema e Valbuena
Em outubro de 2015, Benzema foi até o quarto de Valbuena, na concentração da seleção. Na ocasião, ele falou que poderia mostrar a “alguém de confiança para ajudar a administrar” a plausível revelação de um vídeo que o comprometia. O atleta se sentiu chantageado com a atitude do colega.
Benzema não citou dinheiro nessa ameaça, tendo feito essa intimidação sob recomendação de Karim Zenati, seu amigo de infância. Inicialmente tinham procurado o jogador Djibril Cissé, que negou contato com Valbuena, alertando ao colega sobre a existência de tal vídeo. Depois foi feita a nova tentativa por meio do jogador condenado.