Relembre famosos que tiveram órgãos doados após morte; atitude póstuma de atriz global pôde ajudar 14 pessoas

Muitas das vezes a doação de órgãos pode ser a única esperança para pessoas que estão lutando a anos na fila do transplante.

PUBLICIDADE

A teledramaturgia já perdeu vários artistas por acidentes ou doenças, deixando fãs, amigos e pessoas que os amavam com o coração partido. Essas perdas foram causadoras de muitas tristezas e dores para os familiares daqueles que partiram.

Essas mortes que foram motivos de tantos choros também fizeram outras famílias que aguardavam uma doação de órgãos para salvar um filho, um pai, uma mãe ou outro parente voltarem a ter esperança e sorrir novamente com a possibilidade de mudar a qualidade de vida daqueles que aguardavam um transplante para sobreviver.

Alguns exemplos de famosos que puderam salvar dezenas de pessoas que lutavam pela vida em uma fila de espera foram Gugu Liberato, Gabi Costa e Mabel Calzolari. O apresentador do Domingo Legal que faleceu em novembro do ano passado em decorrência de morte encefálica, após sofrer uma queda em casa pôde ajudar cerca de 50 pessoas com a doação de seus órgãos, segundo informou sua família na ocasião.

A atriz Gabi Costa, que morreu há dois anos por causa de uma parada cardiorrespiratória, teve seus órgãos doados para 14 pessoas. A jovem fez uma participação na novela Órfãos da Terra, na Globo. Na ocasião ela interpretou Nazira, mulher do médico Faruq, quem deu vida ao personagem foi o ator Eduardo Mossri.

Em junho deste ano, a atriz Mabel Calzolari teve morte cerebral, ela foi diagnosticada com Aracnoidite torácica, a doença é considerada rara e causa inflamação da medula espinhal. De acordo com o UOL, o diagnóstico foi feito logo após Mabel dar à luz seu filho Lucas. Ainda de acordo com o site, foram doados para transplante os rins da artista. A doação de órgãos é utilizada com a finalidade de restabelecer as funções do órgão ou tecido doente do receptor.