A TV Globo é conhecida por ser a emissora líder de audiência em praticamente todo o território nacional. A rede de televisão fundada por Roberto Marinho há mais de cinco décadas é conhecida por suas produções jornalísticas e principalmente pelo seu entretenimento.
Porém, em alguns casos, a emissora não consegue bater as produções de suas concorrentes. A Record TV é a maior concorrente da Globo e, na última semana, com a exibição da novela inédita Gênesis, conseguiu um feito pouco comum: foi líder de audiência de ponta a ponta contra a rede carioca.
De acordo com dados do Kantar Ibope, divulgados pelo colunista do UOL Ricardo Feltrin, a emissora de Edir Macedo venceu a Globo entre as 21h21 e 21h55 no embate com a Copa do Brasil. Foram 21,4 pontos de audiência na média, com 33% de share. Isso significa que em Salvador, a cada três TVs ligadas, uma estava acompanhando as emoções da trama bíblica.
A Globo ficou com 17,5 pontos no mesmo horário, o share registrado foi de 27%. Assim, o canal de Roberto Marinho perdeu pelo terceiro dia seguido para a produção bíblica. É raro a Globo ter esse esvaziamento de audiência em pleno horário nobre.
Em Goiânia, a Globo também teve dor de cabeça. A produção religiosa bateu 16,7 de média com 29% de share. O canal conseguiu liderar na faixa, onde a Globo apresentava futebol e marcou 16,1 pontos.
Reinado da Record na Bahia
Para se ter uma ideia, a Record conseguiu vencer a Globo na Bahia com ao menos seis programas. Os jornalísticos Fala Brasil, Hoje em Dia, Jornal da Record (Manhã), Balanço Geral e a novela Prova de Amor também lideraram no Ibope. O Cidade Alerta chegou a liderar por alguns minutos, alcançando picos de 14 pontos.
Na média dia, a Globo ficou na vice-liderança com 10,8 pontos, ante 12,8 pontos da Record TV.