O desfecho da reprise da novela Império causou dúvidas no público que acompanhou a história do temível homem de preto, José Alfredo, dono do diamante cor-de-rosa. O último capítulo foi muito aguardado, pois a dúvida dos telespectadores do folhetim seria descobrir se o Comendador realmente morreria ou viveria na trama.
Em março de 2015, Aguinaldo Silva, deixou no ar essa questão. O autor não deixou escapar nem uma palavra sobre o fim do marido de Maria Marta na novela. O escritor chegou a contar em site pessoal, na ocasião, que José Pedro era o verdadeiro inimigo de seu pai, o misterioso Fabrício Melgaço, entre outras revelações sobre o final de outros personagens.
A pergunta que ficou no ar foi sobre a morte de José Alfredo. O Comendador teria morrido e ressuscitado após ter sido assassinado pelo seu próprio filho, o mau-caráter José Pedro. Império voltou a ser exibida, no horário nobre, no dia 12 de abril deste ano, durante a pandemia.
O público da novela queria um final feliz para o Comendador, por isso, na ocasião, a dúvida consumiu os fãs do personagem de Alexandre Nero. Quem assistiu às cenas do último capítulo da trama pôde conferir que o homem preto apareceu ao fundo da fotografia, tirada pela família Medeiros após sua morte confirmada e de suas cinzas terem sido espalhadas do alto do Monte Roraima por alguns familiares do Comendador.
A cena da fotografia gerou inúmeras perguntas de internautas na ocasião. “Uma dúvida: o Comendador morreu ou não?”, indagou uma telespectadora. Outra escreveu em seu Twitter. “Ainda estou inconformada com a morte do comendador”. Foi assim que terminou a novela Império, a imagem retratada da família imperial com a aparição do Comendador em cena.