Ana Paula Araújo e Hélter Duarte foram escalados pela TV Globo para apresentarem o Jornal Nacional. William Bonner e Renata Vasconcellos, os titulares do telejornal, estavam ausentes devido à participação em premiação que o jornalismo da Globo concorria – a emissora não ganhou.
Apresentadora do Bom Dia Brasil, Ana Paula é plantonista do principal telejornal da TV brasileira. Hélter Duarte também participa do rodízio de apresentadores do JN e faz reportagens para o telejornal. Durante a pandemia, apenas jornalistas alocados no Rio estão apresentando o Jornal Nacional.
Na edição sem Bonner e sem Renatam, coube a Ana Paula e Hélter encerrarem o JN de luto. “O Jornal Nacional termina aqui”, disse o apresentador. Ana Paula se manteve em silêncio. O mesmo silêncio que tomou conta da redação. No telão aparecia o número de mortos: 595.520. O Brasil é o segundo país em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Final do Jornal Nacional – Rede Globo (28/09/2021). Triste … muito triste. Luto, dor e saudade para centenas de milhares de famílias brasileiras (595.520 óbitos por COVID-19 no Brasil). Não dá para não ficar triste. pic.twitter.com/h9hD3nrM7a
— Lucio Flavio Gonzaga Silva (@lucioflaviog) September 29, 2021
Jornal Nacional de luto mais uma vez
Desde o começo da pandemia, o Jornal Nacional tem levado ao ar diversas reportagens sobre a pandemia. O telejornal também dedica um tempo para informar os números da Covid-19 no Brasil. Atualmente, o JN informa aos telespectadores a quantidade de pessoas vacinadas.
Outro diferencial do Jornal Nacional é terminar de luto sempre que o Brasil ultrapassa uma marca redonda de número de mortos. No momento, o país ultrapassou a barreira das 595 mil mortes. A boa notícia é que a média móvel de óbitos tem diminuído, efeito da vacinação que está acontecendo em todos os estados da federação.