Assim como afirmou uma publicação realizada pela coluna Leo Dias, do portal de notícias Metrópoles, nesta terça-feira (28), Fátima Bernardes precisará se ausentar da liderança do Encontro no decorrer do mês de outubro.
De acordo com um comunicado da Globo, a apresentadora precisará ser afastada temporariamente por conta de uma cirurgia a ser realizada na região do ombro, uma artroscopia, a fim de recuperar um tendão.
“Com isso, ficará afastada do Encontro por aproximadamente quatro semanas. Durante esse período, o matinal será apresentado por Manoel Soares e Patrícia Poeta”, afirmou a nota redigida pela emissora.
Artroscopia
O procedimento que fará com que a ex-âncora do Jornal Nacional se ausente de suas funções é, na verdade, uma cirurgia que consiste em acessar a região do ombro para avaliar estruturas como ossos, tendões e ligamentos. Com isso, o ortopedista consegue visualizar a localização e o nível do problema e, assim, propor o melhor tratamento.
A artroscopia é uma cirurgia pouco invasiva. Para realizá-la, o profissional faz uma incisão de aproximadamente 2 cm no local indicado para a cirurgia e introduz o artroscópio, uma espécie de câmera, na articulação. A câmera inserida no local da incisão é responsável, então, por proporcionar uma melhor visualização em tempo real do interior do ombro.
A operação a qual Fátima será submetida é muito utilizada em casos que apresentam lesões agudas e crônicas no ombro que, por algum motivo, não apresentaram evolução positiva com o uso dos medicamentos propostos e com a fisioterapia.