Maria Marta irá mostrar que está disposta a qualquer coisa para ficar livre de Maurílio no folhetim de Aguinaldo Silva. Após ser obrigada a aceitar o pedido de casamento do vilão para tirar a empresa da lama, a ricaça tomará uma atitude drástica: ir atrás de José Alfredo. Ela seguirá uma pista que foi dada por Cora, que tem convicção de que o amado está vivo em Império.
Maurílio verá na falta de dinheiro da família Medeiros a sua oportunidade de ter Maria Marta ao seu lado. O inimigo do comendador aceitará colocar dinheiro na empresa em troca de se tornar esposo da matriarca. Para não ser passado para trás, ele ficará na cola da dondoca e a perseguirá por onde ela for.
Enquanto isso, a beata Cora decidirá fazer uma visita na mansão insistindo que o pai de João Lucas não morreu. Para despistar os filhos, Maria Marta chamará a mulher para terem uma conversa no escritório, e após isso inventará uma mentira.
Na frente de José Pedro e Maria Clara, a madame contará que Cora foi até lá com um pretexto que não tinha nenhum fundamento, o que ela queria mesmo era outra coisa, a religiosa se aproveitou da ausência da sobrinha para lhe pedir dinheiro, e tudo que ela disse sobre o comendador foi um truque.
Sem permitir que os herdeiros cogitem a possibilidade de Cora ter razão sobre a falsa morte de José Alfredo, a imperatriz pedirá para ficar sozinha, porque ficou exausta com a falação da megera, e que ela não está para ninguém.
Em seguida, a ricaça sairá escondida para ir atrás da pista deixada por Cora, depois de dar um perdido em Maurílio ela irá até o bar de Manoel em Santa Teresa.