Após risco de dívida de R$ 600 milhões com a Conmebol, Globo teme perder mais dinheiro com baixa audiência

Audiência do Campeonato Brasileiro está muito baixa e Globo pode perder dinheiro com cota de patrocínio.

PUBLICIDADE

O Campeonato Brasileiro está quase chegando ao fim do primeiro turno e a TV Globo não tem muito o que comemorar. Dados divulgados pelo Notícias da TV mostram que a emissora tem registrado baixos índices na transmissão do torneio nacional.

Até o momento, a Globo transmitiu 15 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, e a média é de 18,3 pontos na Grande São Paulo. São três pontos a menos do que o índice obtido no ano passado. Nas temporadas 2018 e 2019, a média era de 23 pontos.

O recorde de audiência até agora foi na estreia da competição. Com Flamengo x Palmeiras, a Globo alcançou 23 pontos de média na Grande São Paulo. Palmeiras x Santos, exibido em um sábado de junho, registrou 14 pontos. Os números baixos preocupam o staff global.

A queda acentuada de audiência pode afetar o caixa da emissora. Em 2020, a Globo negociou o pacote de patrocínio do futebol para esta temporada por R$ 1,8 bilhão, mesmo sem ter a Copa Libertadores da América no cardápio. Sem Libertadores e com baixa audiência no Brasileirão, há risco de os anunciantes quererem pagar menos. A negociação para 2022 começa nas próximas semanas.

Conmebol processa a TV Globo

A Conmebol está processando a Globo em corte da Suíça após a emissora romper o contrato para transmissão da Copa Libertadores da América, em 2020. A entidade conseguiu negociar os direitos com o SBT para o triênio 2020-2022, mas não deixou barato e abriu o processo contra a Globo. O pedido é de 120 milhões de dólares (mais de R$ 600 milhões na cotação atual). Não há prazo para a decisão ser anunciada.