No folhetim de Aguinaldo Silva, Maria Marta irá deixar de lado a rivalidade com Maria Ísis e deixará a amante do comendador surpresa ao lhe fazer uma proposta. Depois da falsa morte do milionário, a viúva chamará a jovem para preparar o corpo do amado para o funeral em Império.
A ricaça vai ser responsável por ligar para a ruiva e informar sobre a morte do patriarca. A dondoca ainda pedirá para que ruiva vá até sua casa.
Quando já estiver na mansão, a moça ficará ainda mais surpresa com o que vai ouvir. Marta dirá para ambas cuidarem do amor das suas vidas para que ele entre na eternidade como o homem lindo que sempre foi.
Em seguida, as duas começarão a tirar as roupas do comendador, e a amante agradecerá emocionada. Ela dirá que fica feliz em poder fazer parte desse momento, embora esse seja o dia mais triste da sua vida. Maria Ísis diz que ficou comovida com a atitude da matriarca em ter deixado ela participar desse momento e poder ficar perto do homem que ela ama pela última vez.
Sem se dar conta que a morte do marido não passa de uma farsa, Maria Marta pedirá para a moça rezar pela alma do homem, que isso é o melhor que ela pode fazer no momento.
José Alfredo terá essa ideia para conseguir fugir das acusações da imprensa de ter feito contrabando de pedras preciosas. Ele já terá deixado a empresa sob comando de Cristina. Após passar seis meses escondido em um garimpo, o milionário decidirá voltar para o Rio de Janeiro para conhecer os netos que acabaram de nascer, para isso, ele contará com a ajuda filha primogênita.