Faleceu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, um dos grandes atores da dramaturgia nacional. O ator Paulo José estava internado há 20 dias e perdeu a batalha que travava contra uma pneumonia.
Nascido em Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, o ator começou a fazer teatro ainda na escola. Seu trabalho no Teatro de Arena começou após sua mudança para São Paulo, no começo dos anos 60.
Dentre os seus trabalhos na televisão, está a trama ‘Véu de Noiva,’ (1969) escrita por Janete Clair no ano de 1969. Seu grande destaque na televisão chegou três anos depois, em ‘O Primeiro Amor’, do autor Walther Negrão. Paulo José formava uma dupla bem humorada com Flávio Migliaccio e interpretava Shazam, um mecânico que também era inventor.
O sucesso da dupla na novela foi tão grande que ganhou um spin-off chamado ‘Shazan, Xerife e Cia’, escrito e dirigido por Paulo e Flávio entre os anos de 1972 e 1974. Além das já citadas tramas, o ator participou de novelas como ‘Explode Coração’, de 1995 e ‘Por Amor’, de 1997.
Em mais de 60 anos de uma carreira brilhante, o ator trabalhou em mais de vinte novelas e minisséries, trabalhou como diretor em ‘Agosto’ (1993), ‘Casos especiais’ (década de 1980), ‘Memorial Maria Moura’ (1994), dentre outros. Paulo José foi um dos responsáveis por implementar o programa ‘Você Decide’, que fez grande sucesso na TV Globo.
Nas redes sociais, muita gente comentou a morte do famoso: “Um grande ator. Uma perda enorme pra família”, escreveu uma usuária do Twitter. “Xerife vai encontrar Shazam agora. Boa viagem, Paulo“, escreveu outro internauta.
O famoso lutou contra o Mal de Parkinson por mais de duas décadas. Seu último trabalho na TV foi em 2014, quando interpretou o Vovô Benjamim na novela ‘Em Família’. O ator deixa a esposa e quatro filhos.