Luto na Globo: morre ator Paulo José, ícone das telinhas, aos 84 anos; causas são divulgadas

A confirmação do falecimento de Paulo José veio no início da noite desta quarta-feira (11).

PUBLICIDADE

Faleceu na noite desta quarta-feira (11), aos 84 anos, o ator Paulo José. O veterano passou os últimos 20 dias em internação na cidade do Rio de Janeiro, por conta de um quadro de pneumonia. Desde o ano de 1993, o artista lutava contra outra doença, o Mal de Parkinson, tornando-se um dos grandes ícones de combate contra a enfermidade.

Paulo José ganhou notoriedade nacional a partir de suas participações em novelas da TV Globo. A estreia aconteceu em Véu de Noiva, de 1969. O primeiro grande personagem nas telinhas, por sua vez, foi dando vida ao mecânico-inventor Shazan, no enredo da trama O Primeiro Amor, de 1972.

A carreira de Paulo José representa grande contribuição para a cultura brasileira, tendo participado de mais de 20 novelas e minisséries, além de ter se aventurado como diretor. Nos 60 anos de vida artística, atuou, ainda, nas telas do cinema, em diversos filmes nacionais, dando a sua parcela de contribuição ao cinema nacional. Além disso, nunca abandonou um dos grandes amores de sua vida, o teatro, com diversas peças aclamadas pelo público.

Além de ser um nome importante para a causa do Mal de Parkinson, Paulo José sempre atuou em favor de sua classe artística. No final da década de 1970, participou incisivamente da luta em prol da regulamentação da profissão de ator, abrindo caminho para várias outras gerações de grandes artistas brasileiros.

Em vida, deixou a esposa, além dos quatro filhos, quais sejam: Ana, Bel, Clara Kutner – filha da atriz Dina Sfat, e Paulo Henrique Caruso.