Carlos Massa, o Ratinho, é figura carimbada na TV brasileira desde os anos 1990. Em 1992, ele iniciou à frente das câmeras apresentando o Programa do Ratinho na extinta Rede OM. Entre 1995 e 1996, ele foi contratado da CNT, se destacou e chegou à RecordTV para comandar o Ratinho Livre.
O programa alcançou ótimos índices na emissora e chamou a atenção do SBT. Em 1998, Ratinho foi contratado pela emissora de Silvio Santos. Um dos diferenciais do programa de Ratinho é, sem dúvida, a sonoplastia. Muita coisa é improvisada.
O Programa do Ratinho costuma levar ao ar efeitos sonoros engraçados que dão um charme a mais à atração e fazem os telespectadores que estão em casa darem muita risada da bagunça que acontece ao vivo. O profissional por trás da sonoplastia do programa é Diego Alves.
Nas redes sociais, o funcionário do SBT se inspirou em um colega da RecordTV e decidiu mostrar os bastidores da atração. Diego trabalha no SBT desde 2015. Antes de chegar ao Programa do Ratinho, foi sonoplasta no Programa Silvio Santos.
https://twitter.com/diegoalves_13/status/1416379344197459970
No vídeo acima, Diego expõe os bastidores do Programa do Ratinho. No vídeo de tela dividida, ele aparece mexendo nos botões e dá para ver o efeito usado no ar. Em entrevista ao Notícias da TV, o profissional falou sobre seu trabalho.
“Eu recebo o roteiro sobre os quadros que aquela edição vai ter, mas o que vai acontecer dentro deles não sei, é totalmente freestyle”, disse. No Twitter, o vídeo postado por Diego tem mais de 200 mil visualizações. Um internauta questionou sobre os equipamentos que aparecem nas imagens e o sonoplasta explicou.
“Cara, embaixo onde solto os efeitos são 3 instant replays, cada uma com 50 efeitos/trilhas pré-determinados, em cima solto os aplausos com as digicards e no meu lado direito tenho o fastplay onde solto as músicas”, contou Diego Alves.