Alexandre Borges larga tudo para cuidar da mãe com Alzheimer: ‘doloroso processo’

Dona Rosalinda passou a apresentar sintomas e foi diagnosticada com Alzheimer.

PUBLICIDADE

O ator Alexandre Borges, de 55 anos, vive um drama familiar. À revista Veja, o ator contou detalhes do problema de saúde de sua mãe, dona Rosalinda. O forte depoimento em primeira pessoa está repercutindo nas redes sociais. Alexandre Borges se afastou da TV para se dedicar à mãe idosa.

Em 2019, quando dona Rosalinda tinha 80 anos, o ator conta que percebeu que a cabeça da mãe estava começando a falhar. Ela começou a falar coisas desconexas e não lembrava mais o que havia almoçado. Alexandre Borges recebeu dos médicos o diagnóstico: a mãe havia sofrido um AVC e tinha Alzheimer. Mesma doença que acometeu a irmã dela.

“Por essa experiência na família, conhecia de perto o doloroso processo de desligamento que vai ocorrendo naturalmente. Tentei não entrar numa espiral de desespero”, afirmou o ator. Diante deste diagnóstico, Borges decidiu parar tudo o que estava fazendo e se mudar para Santos, onde nasceu. A mãe vive na cidade até hoje.

O ator havia deixado a casa de Rosalinda com 18 anos. Retornou agora, 27 anos depois, para ficar junto à mãe e cuidar dela. Alexandre Borges conta que neste período de pandemia cuidou 100% da mãe. Ele era responsável por limpar a casa, cozinhar, ir à farmácia, mercado e tudo o mais. O ator chegou a dormir na mesma cama que a mãe.

Mãe do ator caiu e precisou ficar internada

Após a mãe ser vacinada, Borges passou a sair com ela e passou a ser uma espécie de tradutor de dona Rosalinda. Quando ela se encontrava com um conhecido e sua fala e pensamento se descontrolavam, era o filho quem a ajudava a completar o raciocínio ou mudava o rumo da conversa.

Em julho do ano passado, a idosa caiu e quebrou a perna. Além disso, teve uma convulsão na frente do filho. Alexandre Borges achou que a perderia, mas sua maior fã venceu os 10 dias de hospitalização e voltou para casa. A rotina de mãe e filho tem um momento musical, passeios no calçadão e lanches no fim da tarde.

Atualmente, há uma equipe que cuida de dona Rosalinda. Ela está na cadeira de rodas e se comunicando apenas com expressão facial. No momento, Alexandre Borges se divide entre Santos, para ficar com a mãe, Rio de Janeiro, para visitar o filho, e São Paulo, onde realiza alguns trabalhos.