Maria Maya, que após muitos anos na Rede Globo, havia sido contratada pela Record, onde entraria para o elenco de Gênesis na sua sexta fase, que terá como José do Egito tema central, papel que será interpretado por Juliano Laham.
Porém, a atriz, que é filha dos diretores Wolf Maya e Cininha de Paula, deixou o elenco desta história bíblica, que a emissora vem exibindo com grande sucesso e que já empregou mais de 450 atores.
Nos bastidores de Gênesis, os comentários dão conta que um dos motivos que fizeram com que Maria optasse pelo seu afastamento definitivo foi o fato de ter que conviver com a atriz Larissa Ayres, pois fariam parte do mesmo núcleo.
Larissa Ayres e Maria Maya mantiveram um relacionamento amoroso durante algum tempo, que terminou recentemente e pelo jeito não foi da forma mais amigável.
Além desse problema sentimental, foi levantada a hipótese da atriz já estar envolvida em um novo projeto da Disney Plus, onde trabalharia com a mãe, Cininha de Paula, e Miguel Falabella.
Aos 40 anos, Maria Maya entrou para a Rede Globo aos 14 anos e desde então participou de importantes novelas, séries e minisséries na emissora como Salsa e Merengue, Hilda Furacão, A Muralha, Chocolate com Pimenta, Senhora do Destino, Caminho das Índias, Aquele Beijo e Amor à Vida, seu último trabalho no canal.
Também atua no teatro exercendo as funções de atriz e diretora.
De 2003 a 2008, ela foi casada com o ator Ernani Moraes, 25 anos mais velho. Em 2019 assumiu ser bissexual e iniciou o relacionamento com Larissa Ayres, que teve o seu término anunciado há um mês sem que os motivos da separação fossem revelados.