Os próximos capítulos da novela Império terão muita ação em torno do personagem José Alfredo, isso porque o rei dos diamantes vai sair de cena propositalmente, o comendador vai ‘morrer’ e ‘ressuscitar’ após ter armado tudo para parecer que faleceu e foi sepultado de verdade.
José Alfredo encomendou uma poção preparada por um curandeiro, esse líquido vai fazer com que todos acreditem que ele morreu de um ataque do coração. Antes de pôr o plano em prática, o amante de Isis deixa uma procuração pronta dando a presidência da Império para Cristina. Zé Alfredo também contou para filha o segredo sobre sua falsa morte.
O xamã que conseguiu o veneno para o comendador beber fez questão de avisar o nordestino que sua vida estaria em risco ao tomar a poção. “É veneno mortal. Eu já entendi”, completa Zé. “E você está mesmo disposto a usar?”, pergunta Espinoza. “Desde que faça bom efeito”, responde. “Pode ser que não… Eu insisto”, diz conhecedor de ervas medicinais. Decidido, Zé Alfredo diz que vai tomar a poção assim mesmo. Foi assim que o comendador foi dado como morto.
Logo após ser retirado do caixão com a ajuda de seu fiel escudeiro Josué, o pai de João Pedro ficará escondido, com o passar do tempo quando todos estiverem se recuperando do luto pelo seu falso falecimento, cenas da trama vão mostrar aos telespectadores o homem de preto em alguns lugares, chegando quase a ser flagrado, deixando vários personagens da novela desconfiados que viram um morto vivo.
Quem levou o comendador a tomar essa atitude radical foi Maurílio, o rapaz apareceu dizendo que veio vingar a morte do pai e ameaçou acabar com a vida de Zé, alegando que ele matou Sebastião e se apossou das pedras preciosas dele no monte em Roraima.