A TV Globo foi acionada pelo Procon, órgão que protege os direitos do consumidor, e acabou multada em R$ 9,9 milhões. A multa diz respeito a não exibição de partidas do Palmeiras e do Athletico pelo Premiere, serviço de pay-per-view do Grupo Globo. A emissora não exibiu as partidas destes clubes porque não chegou a acerto financeiro.
O Procon foi acionado porque a Globo não teria deixado claro aos seus assinantes que as partidas das equipes não seriam transmitidas. A Globo não quer pagar a multa e acionou a Justiça para que o pagamento não seja feito. A Vara da Fazenda Pública da Capital ligada ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) analisa o caso.
A Globo argumenta que avisou aos assinantes do Premiere Futebol Clube que os jogos de Palmeiras e Athletico não seriam transmitidos. A emissora também culpa as operadoras de TV por assinatura. Segundo a Globo, as empresas demoraram para exibir o comunicado.
Torcedores do Palmeiras acionaram o Procon
Sem os jogos do Verdão no Premiere e reclamando da falta de clareza por parte do Grupo Globo, torcedores do Palmeiras entraram com ações no Procon. À época, a opção de acionar o Procon foi tática dos torcedores para pressionar a TV Globo a fechar com o clube. O acordo entre Globo e Palmeiras foi fechado em maio de 2019. Com o Athletico nunca houve acordo.
No ano passado, durante o início da pandemia do coronavírus e a suspensão de diversas competições, a TV Globo perdeu assinantes do Premiere. Com a retomada do futebol, a base de assinantes retornou.