Padre Fábio de Melo fala sobre amizade com travesti; ‘Marcou minha vida’

O padre contou em documentário que a amizade marcou profundamente sua vida.

PUBLICIDADE

Em um documentário sobre a travesti Luana Muniz , Padre Fábio de Melo fez um emocionante desabafo sobre a amizade que os dois possuíam antes do falecimento da artista. A amizade teria começado após Luana pedir para tirarem uma foto juntos. O fato aconteceu na quadra da escola de samba Mangueira (Rio de Janeiro), em 2015. 

O documentário “Luana Muniz – Filha da Lua” conta a história da ativista do movimento LGBT, falecida em 2017, e chegou a conquistar vários prêmios em festivais renomados pelo mundo. A estreia no cinema está marcada para 12 de agosto, e já conta com prêmios nos festivais “Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema”, “MixBrasil”, “DIGO” (Festival de Diversidade Sexual e Gênero de Goiás)  e “Impact Docs Awards”, da Califórnia (Estados Unidos). 

Luana Muniz era uma ativista do movimento LGBT e fazia parte de um projeto que buscava capacitar travestis e transexuais para entrar para no mercado de trabalho formal no Rio de Janeiro. Ela também mantinha um casarão no Rio de Janeiro para acolher transexuais, prostitutas, travestis, e portadores do vírus HIV.

A amizade entre  Fábio de Melo e Luana foi interrompida após o falecimento da ativista em 2017, dois anos após o pedido da foto. Com 56 anos, Luana morreu no dia 06 de maio de 2017, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória que aconteceu no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro. Ela já estava internada no local há uma semana.

Em depoimento para o documentário, Padre Fábio de Melo disse que Luana Muniz marcou profundamente sua vida e que tem até hoje em seu celular algumas conversas entre eles, falando de suas vidas e seus pontos de vista tão diferentes. Ele contou também que os dois sempre convergiam para um único ponto: O amor ao ser humano. O padre ainda revelou que chegou a conhecer o trabalho da ativista antes de seu falecimento.