As constantes declarações polêmicas e preconceituosas, na maioria das vezes, do apresentador Sikêra Jr. durante as edições do Alerta Nacional, programa que comanda, de segunda a sexta-feira na Rede TV, vem causando sérios prejuízos à emissora.
Após se referir aos homossexuais como “raça desgraçada”, até o presente momento, 37 marcas decidiram cancelar seus contratos de patrocínio com o programa com objetivo de não terem os seus nomes associados ao programa e também ao apresentador. Entre elas estão as Casas Bahia e a Nossa Caixa.
Essa informação é confirmada pelo perfil Sleeping Giants Brasil, que já deu início a uma campanha que tem como meta principal prevenir as demais empresas que permanecem patrocinando o Alerta Nacional como se nada tivesse acontecido.
Ao tomar consciência das consequências causadas pelas suas declarações, Sikêra Jr. se dirigiu às empresas que resolveram rescindir os seus compromissos e deixou bem claro que quando quisessem voltar todas serão bem vindas e as portas do seu programa e da emissora estarão abertas.
Num tom um tanto irônico, o apresentador afirmou que ele tem que seguir, pois a vida continua e “se sai a telefonia A, vem a telefonia B”, “se sai óculos tal, vem óculos X“.
Segundo Sikêra Jr., o Alerta Nacional possui uma fila de anunciantes e mensalmente é realizada uma renovação comercial, pois os seus patrocinadores estão cientes do seu caráter e de suas opiniões.
Após as enormes proporções que suas declarações tomaram, o apresentador chegou a pedir desculpas a quem se sentiu ofendido, mas deixou bem claro que a sua opinião permanece a mesma.
A plataforma Kwai, a Tim, a Mercedes Benz, a Renault e a MRV também comunicaram que deixarão de anunciar no Alerta Nacional.
Até o momento, a Rede TV não se pronunciou sobre o caso.