A captura e morte do criminoso Lázaro Barbosa ocorrida na última segunda-feira (28), em Goiás, gerou uma forte repercussão nacional e uma intensa cobertura dos veículos jornalísticos brasileiros. Assunto em alta nas últimas semanas, o tema foi alvo de alguns casos de fake news, e um deles ocorreu envolvendo o programa “Encontro”, da TV Globo, apresentado por Fátima Bernardes.
Nas redes sociais, passou a circular um print da tela do programa matinal da Globo, com um CG (tarja que resume a notícia abordada) polêmico: “Houve excesso da polícia na execução de Lázaro?”, supostamente questiona a atração.
Contudo, a imagem em questão trata-se de uma montagem. No quadro “Fato ou Fake”, o G1 apresenta todos os detalhes que comprovam a falsidade na mensagem que acabou viralizando. O primeiro elemento que ajuda a comprovar a mentira é o figurino de Fátima, diferente do que ela utilizou na última segunda.
Outra questão, é que o programa “Encontro” sequer estava no ar no horário que aparece exibido na tela.
Na realidade, o print utilizado em questão foi do dia em que Fátima Bernardes voltou a apresentar o programa após se afastar para tratamento de um quadro de câncer.
Se posicionou
Diante da polêmica envolvendo a fake news nas redes sociais, a apresentadora utilizou seu perfil no Instagram para esclarecer a situação, e ainda cita a reportagem do “Fato ou Fake”, do G1, para que os seguidores atestem o teor da notícia falsa.
“Informe-se, não divulgue notícia falsa. Não é verdade que eu acusei a polícia de abusos no cerco e morte do Lázaro Barbosa. A legenda que está nessa foto que nem é do programa de hj, é uma fraude grosseira”, disparou a experiente jornalista.