De forma indireta, Copa América no SBT assombra a Globo, que tem dia de terror

Por causa da Copa América, emissora teve que transmitir futebol na quinta-feira e audiência caiu.

PUBLICIDADE

A Globo tentou adquirir os direitos de transmissão da Copa América, mas não conseguiu. O torneio de seleções foi negociado pela Conmebol – que processa a Globo pelo rompimento de contrato da Copa Libertadores da América – com o SBT.

O canal de Silvio Santos entrou para valer nas disputas esportivas e tem aumentado o seu portfólio de transmissões. Após a Libertadores, a emissora adquiriu os direitos da Copa América, UEFA Champions League, Liga Europa e Supercopa da Europa.

Sem a Copa América, a Globo encontra dificuldade de liderar a audiência no horário de exibição dos jogos da seleção brasileira, em São Paulo, principal mercado publicitário do país, mas o SBT cresceu bastante. Na primeira rodada da competição entre as seleções, foi líder em cinco cidades com o confronto Brasil x Venezuela: Recife, Fortaleza, Distrito Federal, Manaus e Goiânia.

Globo altera programação por causa da Copa América e se dá mal

A seleção brasileira entrou em campo na quarta-feira. Por causa disso, a CBF alterou a tabela do Brasileirão. A Globo teve que alterar a programação e exibir o jogo na quinta-feira (24). Grêmio x Santos registrou 15,9 pontos de média em São Paulo, pior resultado de uma partida de futebol na emissora durante a semana no ano.

Novelas como Império (24,7 pontos), Salve-se Quem Puder (20,1) e Ti Ti Ti (12,4) registraram suas piores audiências no ano. A média-dia da Globo, entre 7h e 0h, foi de 11,9 pontos. No mesmo dia da semana passada, mesmo com o SBT exibindo jogo da seleção, a Globo havia alcançado 13,5 pontos.