Sem Libertadores e com risco de dívida de R$ 600 milhões, Globo pode perder ainda mais

Emissora perdeu o Campeonato Carioca e corre o risco de ficar também sem Mineiro, Gaúcho e Paulistão.

PUBLICIDADE

A Globo tem enfrentado forte concorrência por direitos de transmissão de torneios de futebol. No ano passado, a emissora desistiu de transmitir a Copa Libertadores da América, rompeu contrato com a Conmebol e viu o torneio ir para o SBT. Além disso, a emissora é processada pela Conmebol em tribunal da Suíça e pode ter que pagar mais de R$ 600 milhões à entidade.

A Globo também perdeu os direitos de transmissão da Copa América para o SBT. As perdas não param por aí. A Record TV adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca nas temporadas 2021 e 2022. Neste ano, o torneio foi exibido com sucesso pela emissora.

A média geral dos jogos exibidos pela emissora de Edir Macedo foi de 11 pontos – os dois jogos das finais entre Flamengo e Fluminense lideraram a audiência no Rio de Janeiro. No ano passado, sem o Flamengo, a Globo atingiu 17 pontos de média na competição.

Apesar da audiência inferior, a Record comemora os resultados de audiência – segundo melhor da emissora, atrás apenas da novela Gênesis – e financeiro. A Record Rio cobrou cota de emissoras afiliadas que quisessem exibir o torneio em seus respectivos estados. 

Record quer mais estaduais

O sucesso do Campeonato Carioca chamou a atenção dos diretores da Record TV e a emissora estaria interessada no Campeonato Mineiro. A Record Minas negocia com a Federação Mineira de Futebol (FMF). A Globo tem preferência, mas corre o risco de perder a competição.

A Record também se interessa pelo Campeonato Paulista e pelo Campeonato Gaúcho. As informações foram divulgadas pelo Notícias da TV. A emissora ainda não entregou plano financeiro para as federações de São Paulo e do Rio de Grande do Sul.