Fátima Bernardes começou o programa Encontro desta quinta-feira (10) de luto. Triste com a morte da jovem negra Kathlen Romeu, de 24 anos, a jornalista iniciou o programa matutino da TV Globo falando sobre o assunto que repercute em todo o Brasil nos últimos dias.
Kathlen Romeu tinha 24 anos, estava grávida de quatro meses e morreu ao ser baleada durante tiroteio entre policiais e bandidos no Complexo de Lins de Vasconcelos, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, na terça-feira (8).
Laudo do Instituto Médico Legal (IML) mostrou que Kathlen morreu ao receber um tiro de fuzil na altura do peito. Ela chegou a ser encaminhada ao hospital por policiais, mas não resistiu ao ferimento e morreu. A Polícia Civil investiga de onde partiu o tiro. Militares afirmam que foram surpreendidos por traficantes que começaram a atirar.
Um depoimento tão difícil, tão emocionante: "Eu não tenho mais nada, porque meu tudo era ela." #Encontro pic.twitter.com/7JeKRv9iQM
— TV Globo 📺 (@tvglobo) June 10, 2021
“A gente começa o programa de hoje de um jeito que a gente não queria. Nós vamos hoje falar da Kathlen Romeu. Essa jovem, negra, grávida, que teve a vida dela e do bebê interrompidas”, disse Fátima Bernardes no começo do programa.
Os pais de Kathlen estavam nos estúdios e deram entrevista comovente para a jornalista. Alguns trechos foram postados pelo perfil oficial da Globo no Twitter. No vídeo abaixo, por exemplo, Fátima faz coro à frase de que vidas negras importam.
Essa causa é de todos nós, vidas negras importam! #Encontro pic.twitter.com/sAUtnSdwrM
— TV Globo 📺 (@tvglobo) June 10, 2021
Os pais de Kathlen estão bastante abalados com o que aconteceu. A jovem de 24 anos estava grávida e era cheia de sonhos. Ela trabalhava como design de interiores em uma loja, mas queria ser blogueira e influencer digital. Kathlen já participou de clipe do cantor Thiaguinho.