O que é a cardiomiopatia hipertrófica, que coloca Rafael Cardoso em grupo de risco

O ator Rafael Cardoso precisou fazer uma cirurgia às pressas por conta da doença.

PUBLICIDADE

Rafael Cardoso, um dos mais conceituados atores da nova geração da Globo, e que está no ar em nada menos do que em quatro novelas da maior emissora do país, precisou passar por uma cirurgia por conta de uma cardiomiopatia hipertrófica, que o colocou no grupo de pessoas que poderia ter uma morte súbita.

A cardiomiopatia hipertrófica é o tipo mais comum de uma doença do coração que seja de origem genética e é caracterizada pelo engrossamento do músculo cardíaco (miocárdio), que faz com que o coração tenha maior dificuldade ao bombear o sangue.

Essa doença pode ficar sem diagnóstico por muitas vezes, pois poucas pessoas têm sintomas fracos ou até nenhum sintoma. A boa notícia sobre a doença é que a maior parte das pessoas vivem normalmente e que não ocasionam problemas significativos.

A causa da doença pode acontecer por conta de mutações de gene e a pessoa com esse tipo de doença possui um arranjo anormal de células no músculo do coração, que pode levar a uma desordem fibromuscular, contribuindo para uma arritmia em alguns pacientes. Normalmente essa doença é passada para os filhos, que tem 50% de chances de ter a mesma doença de seus pais.

https://www.instagram.com/rafaelcardoso9/?hl=pt-br

Na postagem acima, o ator informa a seus fãs e seguidores sobre a doença que ele tem e que precisou fazer uma cirurgia rapidamente por conta da evolução da doença. “Passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas”, disse ele em uma parte de sua publicação que você pode conferir na íntegra.