A morte de João Miguel, filho de Whindersson Nunes e Maria Lina, repercute em todo o Brasil. O bebê nasceu no sábado (29), em hospital de São Paulo, após 22 semanas de gestação. Ele foi encaminhado à UTI neonatal, mas não resistiu. Todo bebê nascido antes de 37 semanas é considerado prematuro. No caso de João Miguel, ele era considerado prematuro extremo.
Nesta segunda-feira, a morte do bebê foi confirmada. Whindersson e Maria estão recebendo apoio de fãs e anônimos nas redes sociais. Em meio à comoção pela morte, muita gente tem perguntado por que o filho de Whindersson Nunes nasceu prematuro?
Por que um bebê pode nascer prematuro?
Diversas causas podem levar à mulher a ter um parto prematuro – antes de 37 semanas de gestação. Ao menos dez situações podem causar a prematuridade. Três dessas situações podem ser descartadas de imediato no caso de Maria: idade materna avançada, incidência alta de cesariana e gestação de múltiplos.
Outros problemas que podem afetar a gravidez e causar o nascimento pré-maturo são hipertensão, malformação fetal, patologias do útero, prematuridade anterior, infecções maternas, pré-natal malfeito e posicionamento da placenta. O acompanhamento médico durante toda a gravidez é fundamental para diminuir os riscos de um parto antes da hora.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 11,7% dos partos realizados no Brasil são de prematuros. O país é o 10º colocado em partos prematuros no mundo. Esta é a principal causa de morte no primeiro mês de vida no Brasil.