Exclusivo: crise em Pantanal por suposta panela formada entre diretor de elenco e antigos agenciados

PUBLICIDADE

A novela nem começou, mas já está rolando uma grande confusão nos bastidores da escalação para o remake de Pantanal, que será exibida em breve na TV Globo. O personagem principal dessa confusão, diga-se de passagem, não seria réus primário nesse tipo de caso, que já levou seu nome a ser estampado em alguns sites no ano de 2018, em razão das mesmas denúncias.

Trata-se de Francisco Accioly, que seria atualmente diretor artístico e responsável por escalar o elenco da TV Globo para as novelas. Para quem não sabe, Francisco Acciolly foi preparador de elenco durante anos no mercado de cinema, enquanto trabalhava na agência Santo Expedito, responsável, por exemplo, pela carreira de Júlia Dalavia, Jesuíta Barbosa e Sophie Charlotte.

Força do Querer: confusão envolvendo Acciolly

No ano de 2018, a saída de Marco Pigossi da emissora trouxe pela primeira vez à tona o nome do diretor de elenco. Na época, Pigossi bombava na trama, ocasião em que vivia um triângulo amoroso com Paola Oliveira e Ísis Valverde. Muito bem avaliado na emissora, Pigossi resolveu deixar a casa e assinar contrato com a Netflix.

O que se comenta nos bastidores e que acabou sendo tema de matéria na época pela imprensa é que Nelson Fonseca, um dos principais produtores de elenco na época, teria sido retirado da função e alocado como pesquisador, justamente por ter sido considerado pela direção de dramaturgia ineficiente nas negociações com o ator para que ele permanecesse na TV Globo.

Por esse motivo, de acordo com matérias publicadas à época – e também por fontes da emissora que reforçam a história hoje a esse colunista – Chico Acciolly teria sido chamado para substituí-lo no cargo, o que causou enorme desconforto em diversos atores, uma vez que ele era sócio da Santo Expedito, especializada no agenciamento de artistas no mercado audiovisual. 

Na época, foi falado que ele teria deixado a agência apenas como uma fachada, e que, nos bastidores, teria passado a privilegiar o casting da Santo Expedito dentro da Globo. O apontamento ganhou força muito antes da substituição, isso porque Acciolly já era preparador de elenco da emissora enquanto também desempenhava o agenciamento de atores pela Santo Expedito.

Quando foi chamado para substituir Nelson Fonseca, a Santo Expedido comunicou à imprensa que ele havia deixado o posto de agenciador de artistas e que havia sido direcionado para outro cargo. A afirmação foi feita por uma das sócias, Anna Luiza Paes de Almeida. “Ele era sócio na Santo Expedito e também trabalhava como preparador de elenco na Globo. Há pouco tempo foi contratado pela empresa para outro cargo fixo, e não agencia mais nenhum ator“, esclareceu.

Também na época, a própria Globo confirmou a contratação de Acciolly com a seguinte mensagem: “Chico Acciolly já vinha trabalhando com a Globo como preparador de elenco há cinco anos e foi contratado para a gerência de escalação“.

Problema volta a ser apontado por atores em Pantanal

Agora, nos bastidores de Pantanal, os apontamentos e indignação de alguns atores – que preferiram não se identificar na matéria solicitando sigilo dos seus nomes a esse jornalista – vem à tona novamente em torno de Chico Acciolly.

Estes atores estão indignados, apontando que Chico teria voltado – com a mudança – a escalar e dar preferências ao casting da Santo Expedito, o que estaria causando um desconforto enorme nos bastidores do remake de Pantanal. Cabe dizer que Júlia Dalavia e Jesuíta já foram confirmados no remake, bem como o Guta.

Três atores extremamente renomados procuraram este colunista para relatar que Acciolly seria muito ligado ao novo chefe de dramaturgia da emissora, Luiz Villamarim, que assumiu o posto no lugar do dramaturgo Sílvio de Abreu.

Este colunista fez algumas pesquisas e coloca alguns prints no texto dessa coluna para que o público forme sua própria opinião acerca da queixa dos atores. Confira abaixo: