William Bonner é apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional. O telejornal exibido diariamente pela TV Globo lidera a audiência em todo o Brasil e o rosto do jornalista e de sua colega de bancada, Renata Vasconcellos, são vistos em muitos lares brasileiros.
Jair Bolsonaro (Sem partido) é assunto rotineiramente no Jornal Nacional pelo fato de ser o presidente da República. Muito do que Bolsonaro fala e faz vai parar no JN. A relação entre Bolsonaro e TV Globo não é nada boa. O presidente já criticou a emissora várias vezes.
Recentemente, ele foi ainda mais incisivo e criticou Bonner diretamente, o chamando de canalha. As declarações repercutiram em todo o país. Na edição desta quarta-feira, Bonner começou o Jornal Nacional noticiando uma grave acusação contra o presidente.
JN noticia acusação contra Bolsonaro
Logo na escalada do Jornal Nacional, Bonner anunciou a acusação contra o presidente. “A Human Rights Watch acusa o presidente Bolsonaro de tentar sabotar medidas de contenção da pandemia”, disse Bonner logo nos primeiros segundos do telejornal exibido pela Globo.
A Human Rights Watch divulgou, nesta quarta (13), seu relatório anual sobre a defesa dos direitos humanos em mais de 100 países. https://t.co/krvlB9tNUx #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) January 13, 2021
A reportagem sobre o tema mostrou as declarações da entidade não-governamental em um documento publicado sobre a pandemia de Covid-19. O relatório ressalta que Bolsonaro chamou a doença causada pelo coronavírus de “gripezinha” – em pronunciamento à nação em março do ano passado – e que o chefe do Executivo também se recusou a adotar medidas para proteger a si mesmo e pessoas ao redor e divulgou informações equivocadas.