A Globo tem levado ampla vantagem contra o SBT na guerra pela audiência. Apesar disso, a emissora de Silvio Santos conseguiu dar um golpe de mestre no canal da Família Marinho e fechou contrato de três anos com a Conmebol para transmitir a Copa Libertadores da América entre 2019 e 2021.
O SBT se deu bem em cidades como Porto Alegre e Rio de Janeiro, liderou a audiência nas duas praças com transmissões de jogos do Flamengo e do clássico Grêmio x Internacional. Em São Paulo, porém, a liderança ainda não aconteceu. A região da Grande São Paulo é o principal mercado publicitário do país.
A estratégia adotada pela Globo para barrar o futebol no SBT foi a transmissão de jogos do Corinthians às quartas-feiras. No confronto contra partidas do Palmeiras e do São Paulo, os jogos do Timão levaram a melhor. O problema, para a Globo, é se o Corinthians conseguir vaga na Libertadores do ano que vem.
SBT deve estar animado com subida do Corinthians no Brasileirão
O Corinthians brigava na parte de baixo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e chegou a flertar com a zona de rebaixamento. Após a chegada de Vagner Mancini, o time começou a crescer. Hoje, com 39 pontos, o Corinthians está em nono lugar. Os seis primeiros vão para a Libertadores.
Essa posição dos classificados pode mudar porque São Paulo (1º), Grêmio (5º) e Palmeiras (6º) estão nas semifinais da Copa do Brasil. O campeão deste torneio garante vaga direta na competição. Além disso, o Verdão e o Santos (8º) estão nas semifinais da Libertadores. O campeão se garante na edição seguinte.
“Caso o campeão da Libertadores e/ou o campeão da Copa do Brasil e/ou o campeão da Sul-Americana estejam no G6, a equipe seguinte garante vaga na competição continental“, diz o regulamento do Brasileirão. O SBT torce para que o Corinthians esteja na Libertadores-2021.