Nas férias de William Bonner e Renata Vasconcellos, o Jornal Nacional tem sido apresentado por Hélter Duarte e Mariana Gross nesta semana. Na edição desta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi destaque logo na escalada de manchetes do telejornal mais assistido da TV brasileira.
Bolsonaro é assunto recorrente no principal telejornal da Globo desde o início de seu mandato, em 2019. O Jornal Nacional costuma dar amplo destaque aos assuntos políticos e o presidente do Brasil, como figura mais importante da política nacional, acaba sendo notícia repetidas vezes.
Jornal Nacional destaca atitude de Bolsonaro
Logo no início do Jornal Nacional, o jornalista Hélter Duarte anunciou uma manchete envolvendo o presidente da República. “Mais de um mês depois da eleição americana, o presidente Jair Bolsonaro reconhece a vitória de Joe Biden”, informou o jornalista da Globo.
– Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) December 15, 2020
Pelas redes sociais, Bolsonaro parabenizou Joe Biden pela vitória contra Donald Trump. O republicado era um grande aliado do presidente do Brasil. Como Trump contestava a vitória de Biden, Bolsonaro ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o resultado e a derrota de Trump, confirmada pelo Colégio Eleitoral.
Reportagem de três minutos do JN mostrou os detalhes do primeiro discurso de Biden e o comentário feito por Bolsonaro em suas redes sociais. Após postar no Twitter os parabéns para Biden, Bolsonaro virou assunto no principal telejornal da TV brasileira e também foi criticado por seus seguidores.