Conheça detalhes e sintomas do câncer que mais mata no mundo; o mesmo vencido por Ana Maria Braga

PUBLICIDADE

No começo desse ano a apresentadora do programa matutino Mais Você, Ana Maria Braga, pegou a todos de surpresa ao anunciar que estava com um câncer de pulmão. Não sendo a primeira vez, ela venceu novamente essa terrível doença.

Com 70 anos, a loira já foi diagnosticada com esse tipo de câncer três vezes, onde dois primeiros foram considerados como “pequenos”.

A principal causa é o tabagismo, pelo fato do órgão estar exposto à fumaça e agentes cancerígenos, aumento consideravelmente o risco da doença aparecer mais de uma vez.

Grande parte dos cânceres de pulmão não manifestam nenhum sintoma até que seja disseminado pelo órgão. Os mais comuns são: tosse, tosse com expectoração com sangue ou mucosa, dor no peito, perda de apetite, perda de peso, fadiga, falta de ar, infecções de repetição e rouquidão.

Quando a doença já foi disseminada para outros órgãos do corpo do paciente, é mais comum que apareça sintomas como dor óssea, nódulos próximos à superfície do corpo, alterações no sistema nervoso e icterícia (cor amarelada de mucosas e pele).

O tratamento pode ser realizado por quimioterapia, imunoterapia ou terapia-alvo, dependo de cada caso. O exame realizado para o diagnóstico da doença é a biópsia, que permite saber a composição da célula cancerígena, ajudando assim a determinar qual será a melhor forma de tratamento.

A tomografia do pulmão se configura como o melhor exame para a detecção precocemente do câncer no órgão. Pessoas fumantes são mais propícias a contrair essa enfermidade, que é considerada como o câncer que mais mata no mundo.