Robinho foi condenado pela Corte de Apelação de Milão, na Itália, pelo crime de violência sexual de grupo, nesta quinta-feira (10). A Corte é a segunda instância da justiça italiana e referendou a pena de nove anos de prisão que já havia sido imposta ao jogador na primeira instância.
Além do jogador, Ricardo Falco também teve a condenação confirmada na Corte de Apelação. O caso, porém, ainda não chegou ao fim. Os advogados de Robinho e de Falco vão recorrer à Corte de Cassação, espécie de Superior Tribunal Federal (STF) italiano. Somente após a terceira instância é que um acusado pode ser considerado culpado.
O caso a que Robinho responde aconteceu em janeiro de 2013, em uma boate de Milão. Áudios usados pela acusação mostram Robinho comentando sobre o ocorrido e serviram para incriminá-lo. Em determinado momento, ele diz que colocou o órgão genital na boca da vítima, uma mulher libanesa hoje com 30 anos.
A condenação de Robinho e Falco teve como base o artigo 609 bis do código penal da Itália. Este artigo fala sobre violência sexual praticada por duas ou mais pessoas, em grupo. Robinho ainda não manifestou sobre a confirmação da condenação na segunda instância.
Robinho vai para a cadeia?
Robinho está no Brasil, onde tentou jogar no Santos, mas teve o contrato cancelado devido à pressão da torcida e da imprensa. Robinho poderia ser preso pela condenação na Itália, já que o tribunal pode pedir a detenção para casos como este, antes mesmo do julgamento final, mas isso não deve acontecer neste momento. O jogador mora no Brasil, país que não extradita seus cidadãos para cumprir pena em outros países.