Notícia da morte do ator Miguel Falabella, aos 64 anos, por Covid-19 é falsa

PUBLICIDADE

Recentemente, circulou com grande proporção na internet a morte do ator global Miguel Falabella, que teria falecido aos 64 anos, vítima da Covid-19. Conforme dizia, ele teria ficado 14 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva até perder a batalha para a doença.

Acontece que alguns usuários da rede social Facebook, desconfiados do teor da notícia ao se depararem com ela, solicitaram ao projeto de verificação de notícias para que fosse feito uma análise. Acontece que, felizmente, tudo não passou de um equívoco.

“Brasil de Luto: Morre Miguel Falabella após graves complicações da Covid-19; 14 dias internado na UTI”, dizia o título de uma das notícias do tema que viralizou. A informação, que foi analisada pela Lupa, é verdadeira, porém, houve uma interpretação equivocada sobre qual Miguel Falabella realmente veio a falecer.

Dias antes, foi divulgado que o ator estava com a Covid-19, o que teria contribuído para que a falsa notícia de sua morte se espalhasse. Quem morreu, na verdade, foi Monsenhor Miguel Falabella de Castro, Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O religioso faleceu aos 89 anos em decorrência do coronavírus.

O fato de ter o mesmo nome do que o artista, levou vários internautas a tirar conclusões precipitadas. É válido ressaltar que, na era da informação atual, onde tudo se propaga muito rápido e se tem um mundo repleto de informações, todo cuidado a se tomar é pouco, a fim de não se divulgar informações falsas ou com interpretações equivocadas.