Renata Vasconcellos apresenta diariamente o Jornal Nacional. Nesta segunda-feira (30), a jornalista esteve ao lado de William Bonner no comando do telejornal mais assistido da TV brasileira e uma das notícias da edição do JN foi sobre o presidente Jair Bolsonaro.
“O apoio do presidente Bolsonaro não produziu vitória nas urnas”, anunciou Renata Vasconcellos. Em seguida, entrou no ar reportagem sobre o tema. Bolsonaro apoiou quatro candidatos em capitais, no segundo turno das eleições.
No Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (DEM) foi derrotado. Capitão Wagner (PROS) perdeu em Fortaleza, apesar de tentar desvincular sua imagem da de Bolsonaro. Delegado Eguchi (Patriotas) não se elegeu em Belém e foi derrotado pelo candidato Edmilson Rodrigues (PSOL).
O único candidato apoiado por Bolsonaro que venceu foi Tião Bocalom (PP), que recebeu 62,93% dos votos válidos em Rio Branco, no Acre, e superou a concorrente, Socorro Neri (PSB). Desde ontem, muito se fala sobre o apoio de Bolsonaro não ter surtido efeito na eleição municipal.
Mais discreto do que no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro não fez transmissões em redes sociais para apoiar candidatos no segundo turno. Nas capitais, ele tinha quatro candidatos: apenas um se elegeu, três perderam: https://t.co/CJYHLT0TZ4 #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) December 1, 2020
Jornal Nacional exibe placar de Bolsonaro nas eleições
A reportagem do Jornal Nacional exibiu um placar do apoio de Bolsonaro a candidatos nestas eleições. No total, o presidente declarou apoio a 62 candidatos a vereador e prefeito. Desse montante, 47 foram derrotas, incluindo Crivella, no Rio de Janeiro, e Celso Russomano, em São Paulo, as duas maiores cidades do Brasil. Quinze candidatos apoiados por Bolsonaro venceram suas disputas e conquistaram mandato de quatro anos.