Maju Coutinho não esconde descontentamento ao dar notícia ao vivo no Jornal Hoje

PUBLICIDADE

Maria Júlia Coutinho, a Maju Coutinho, é uma das jornalistas mais engajadas na causa negra na TV brasileira. Nascida na zona leste de São Paulo, de origem humilde, a apresentadora da Globo milita contra o racismo e deixa isso bem claro durante o telejornal que apresenta diariamente.

No Jornal Hoje, Maju Coutinho deu a notícia sobre um grupo de magistrados de Pernambuco que se manifestou contra uma cartilha criada pela Associação de Magistrados de Pernambuco. Essa cartilha sugere a substituição de algumas expressões consideradas racistas.

A cartilha Racismo nas Palavras sugere a substituição de dez expressões e palavras. No lugar de lista negra, por exemplo, seria usado lista de restrições; mercado negro seria trocado por mercado ilegal; a coisa tá preta seria substituída por a situação está difícil.

Maju demonstra insatisfação ao vivo

A reportagem do JH mostrou que um grupo de 34 juízes se levantou contra a cartilha. O manifesto foi publicado nas redes sociais da juíza Andrea Rose Borges Cartaxo. Assim que a reportagem terminou, Maju demonstrou claramente a insatisfação.
Maju afirmou que a juíza não quis gravar entrevista, mas enviou nota dizendo que luta para combater a ditadura do discurso único.

Ao falar do posicionamento da juíza, Maju não escondeu sua insatisfação com sua expressão corporal e facial. Os telespectadores que assistiam ao Jornal Hoje perceberam. Alguns comentaram sobre o assunto nas redes sociais e demonstraram que gostaram do posicionamento de Maju por meio da expressão.