O Fantástico, da TV Globo, apresentado por Poliana Abritta e Tadeu Schmidt, vai exibir reportagem especial sobre a morte do soldador João Alberto de Silveira Freitas, de 40 anos, após ser agredido em uma unidade da rede de supermercados Carrefour, em Porto Alegre.
O caso aconteceu na última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. João Alberto se envolveu em uma confusão com seguranças do supermercado e foi agredido até a morte. As imagens chocantes viralizaram nas redes sociais e causaram grande comoção.
No Fantástico de daqui a pouco serão exibidos todos os detalhes do caso. A revista eletrônica da TV Globo deve mostrar que João Alberto foi seguido por dois seguranças do supermercado e deu um soco em um deles. A partir desse momento, começou toda a confusão.
Domingo, no #Fantástico: as reações ao caso do homem negro espancado até a morte por seguranças brancos em um supermercado em Porto Alegre. pic.twitter.com/swCxXNZ8Nn
— Fantástico (@showdavida) November 21, 2020
Fantástico recebe críticas
No Twitter, o perfil oficial do Fantástico publicou um vídeo em que Poliana Abritta anuncia a reportagem. Alguns internautas estão criticando. “A cada dia tenho menos motivos para assistir esta porcaria”, escreveu uma pessoa. “Jornalismo irresponsável, incitando a violência”, criticou mais um. “Em um supermercado não, (palavrão), foi no Carrefour”, criticou outro homem.
As críticas podem ser ainda maiores depois que a reportagem for ao ar. A RecordTV vem sendo criticada desde ontem, após exibir a imagem da câmera que mostra João Alberto agredindo um dos seguranças antes de ser espancado até a morte. Para algumas pessoas, quem divulga as imagens está querendo justificar o que aconteceu.