O Jornal Hoje, apresentado por Maria Júlia Coutinho, carinhosamente apelidada como Maju, vai ao ar por volta das 13h10 do horário de Brasília pela Rede Globo, e é responsável por altos pontos na audiência da emissora. Na edição desta sexta-feira (20), uma notícia que abalou o Brasil foi comunicada no telejornal.
Maju noticiou o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos. O homem que é negro, foi brutalmente morto por dois seguranças dentro do Carrefour, na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul, e tem causado enorme revolta na internet.
Há a possibilidade da cor da pele de João Alberto ter sido um fator que contribuiu para o ato lamentável. Maju Coutinho, que também é negra, deu a notícia com os olhos cheios de lágrimas, se segurando para não chorar frente a esse caso que supostamente envolve racismo, como elencado pela apresentadora.
Mano a @majucoutinho se segurando para não chorar nado a notícia do crime cometido pelo Carrefour!#jornalhoje
— Lemuel Mafei (@lemuelmc) November 20, 2020
O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (19) um dia antes da data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Os dois agressores são seguranças do hipermercado Carrefour na capital gaúcha, e foram presos em flagrante. Um deles é policial militar, e o outro, agente da segurança privada.
O assunto é o mais comentado do Twitter na manhã desta sexta, e os internautas estão completamente revoltados com a barbárie. De acordo com um amigo de infância da vítima, João Alberto era tranquilo, muito conhecido e querido no bairro em que residia. Ele tinha o hábito de frequentar aquele mercado frequentemente e nunca tinha acontecido nenhuma complicação.