Uma postagem nas redes sociais no início do ano deu uma dor de cabeça
daquelas para uma das maiores musas da televisão brasileira. Em março, a atriz Cláudia Raia publicou um vídeo no seu Instagram onde era possível vê-la fazendo exercícios físicos junto ao seu marido, o também ator Jarbas Homem de Mello.
O problema é que na legenda em questão, ela incentiva seus seguidores a fazerem o mesmo. Os exercícios realizados na postagem foram passados pelo personal trainer do casal.
Na ocasião, Cláudia deu o recado motivador aos seguidores:
“Eu e o
@jarbashomemdemello junto com o seu Personal @marcospersonal1 montamos com muito amor outro treininho pra gente seguir com a nossa rotina de exercícios. A ideia é manter nosso bem-estar físico e mental, vamos todos juntos?”
No entanto, o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física – não vê o assunto com essa simplicidade toda. O órgão denunciou formalmente a atriz por exercício ilegal da profissão, já que ela não teria conhecimento científico ou capacitação técnica para tanto.
O vídeo publicado por Cláudia Raia, ainda que de forma inocente, pode ser enquadrado no artigo 57 da Lei de Contravenções Penais. Em sua defesa, a atriz declarou, em depoimento, que todo o treino foi elabora e coordenado pelo seu personal Marcos e que em momento algum ela esteve “desassistida por profissional regularmente habilitado na área da saúde”.
O Ministério Público se pronunciou e pediu que o caso fosse remetido ao Juizado Especial Criminal, responsável por julgar infrações de menor ofensa. A juíza responsável pelo caso, Dra. Gabriela Marques Bertolo recebeu o requerimento do Ministério Público e enviou a remessa ao Juizado Especial Criminal.