Maju Coutinho apresenta o Jornal Hoje desde agosto do ano passado, quando assumiu a vaga deixada por Sandra Annenberg, que migrou para o Globo Repórter. A jornalista de 42 anos chegou ao comando do telejornal depois de 12 anos de TV Globo, emissora onde ela chegou em 2007 depois de se destacar na TV Cultura de São Paulo por dois anos.
Maju passou pela reportagem, depois assumiu o comando da previsão do tempo do Jornal Nacional, principal telejornal da TV brasileira, até ser contratada pela maior emissora do país. Atualmente, Maju apresenta o Jornal Hoje e é plantonista no Fantástico e no Jornal Nacional.
O Fantástico ela apresentou pela última vez em agosto, quando foi chamada de última hora para substituir Renata Lo Prete. Já o Jornal Nacional está sendo apresentado apenas por jornalistas do Rio de Janeiro. Durante a pandemia, a Globo proibiu a viagem de seus jornalistas para outras cidades.
Gerente de loja que sofreu crime de injúria racial recebe homenagens dos colegas
No último domingo, um casal de clientes disse a ele que era inadmissível que um negro tivesse tal cargo em uma loja grande.
Como lembrou a @majucoutinho, racismo é crime. pic.twitter.com/TMpI9lFgZX
— Jornal Hoje (@jornalhoje) November 18, 2020
Maju aborda racismo no Jornal Hoje
Na edição desta quarta-feira (18), Maju exibiu mais um caso de racismo no Brasil. No último domingo, um casal de clientes insultou o gerente de uma loja. Estas pessoas teriam dito ao gerente que ela inadmissível que um negro ocupasse tal cargo.
Desde que a @majucoutinho assumiu o @jornalhoje, as reportagens sobre racismo brasileiro aumentaram consideravelmente. Isso mostra a importância de ter pretos/pretas ocupando posições de destaque, levando a discussão para lugares onde antes, a pauta não era vista como prioridade.
— Carlos Pinheiro (@CarlosPinheir00) November 18, 2020
Maju lembrou no Jornal Hoje que racismo e injúria racial é crime e mostrou a homenagem que os colegas do gerente fizeram pra ele na volta ao trabalho. O telejornal de Maju tem abordado com destaque casos de racismo. Nas redes sociais, internautas comemoram a representatividade. Com Maju no comando do JH, os casos de injúria racial tem sido exibidos para todo o Brasil.