Claudia Raia é alvo da Polícia Civil após denúncias por suposto exercício ilegal da profissão de educadora física. Um inquérito foi instaurado para que a denúncia promovida pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef) fosse devidamente analisada. O reclamante cita um vídeo publicado nas redes sociais da atriz da Globo no qual aparece coordenando aula fitness.
Segundo o Confef, a atitude de Claudia Raia é absolutamente reprovável, uma vez que estaria promovendo uma sessão de educação física sem que possua “conhecimentos científicos ou capacitação para tanto”. A atriz chegou a comparecer até a delegacia onde prestou depoimento, dizendo que estava acompanhada de seu personal trainer.
Claudia Raia poderá receber dura punição
Caso as investigações avancem a favor do reclamante, Claudia Raia poderá ser enquadrada na prática de Exercício Ilegal da Profissão, constante no artigo 47 da Lei das Contravenções Penais (exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício).
O vídeo, com cerca de 6 minutos de duração, foi publicado no perfil de Claudia Raia no Instagram em 24 de março. Na ocasião, estava acompanhada do marido, Jarbas Homem de Mello, dentro de seu apartamento. Em posicionamento na 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, a global afirmou que o treinamento foi montado pelo seu personal trainer, o qual estaria acompanhando o casal durante todo o tempo da prática do exercício.
O Ministério Público (MP), em posicionamento, pediu para que o caso fosse remetido ao Juizado Especial Criminal, onde são realizados os julgamentos de infrações com menor potencial de ofensividade, cuja pena máxima é de 2 anos. No último dia 6 de novembro, a juíza Gabriela Marques Bertoli, responsável pelo caso, acolheu o pedido feito pelo MP.