Pedro Bial entrevistou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A entrevista vai ao ar no Conversa com Bial desta segunda-feira (16). O programa é exibido normalmente depois da meia-noite, após o Jornal da Globo. Obama foi presidente dos Estados Unidos por oito anos.
Neste ano, o seu vice no período, Joe Biden, conseguiu vencer Donald Trump nas eleições americanas. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não reconheceu a vitória de Biden. O presidente foi assunto na conversa de Bial com Obama.
“Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação (com o Brasil). Sei que ele vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar. Sei que ele vai valorizar a ciência sobre a Covid-19, e o fato de que o vírus é real“, disse Obama.
Obama também comparou as políticas de Bolsonaro e Trump na pandemia e afirmou que o Brasil foi um líder no passado e que espera que o país continue a ser. Recentemente, ao falar dos Estados Unidos, Bolsonaro afirmou que quando acaba a saliva, tem que ter pólvora. A declaração do presidente brasileiro ocorreu depois de Biden ter dito durante debate que poderia impor sanções econômicas ao Brasil se o país não cuidar da Amazônia.
Obama lança segundo livro
O presidente Barack Obama está lançando o livro Uma Terra Prometida, primeira parte de suas memórias. Além de Pedro Bial, participa da entrevista a jornalista Flávia Barbosa, editora executiva do jornal O Globo que cobriu todo o segundo mandato de Obama.